As armadilhas mais secretas do nosso Ego

Neste post  vou trazer dicas simples para cada eneatipo, com a finalidade de reduzir os mecanismos de defesa e ideias fixas em nosso comportamento. Assim você reconhecerá as armadilhas mais secretas do nosso ego!!!

Como já mencionei em outro post, Eneagrama é um sistema que apresenta 9 tipos de personalidades e 9 tipos padrões de motivações.
É uma FERRAMENTA DE AUTOCONHECIMENTO, capaz de orientar a nossa jornada de crescimento pessoal, profissional e espiritual.

O Eneagrama, não só como uma ferramenta ou um método, mas sim um verdadeiro mapa da psique humana, não só irá olhar o comportamento isolado, e sim o MOTIVO que está por trás deste comportamento. Nós só nos comportamos da maneira pela qual nos comportamos porque existe uma MOTIVAÇÃO para isso. Um MOTIVO que nos move à uma AÇÃO.

Assim de uma forma bem simples podemos exemplificar as motivações de cada eneatipo:

– Tipo 8: busca por PODER
– Tipo 9: busca por PAZ
– Tipo 1: busca por PERFEIÇÃO
– Tipo 2: busca por PRESTEZA
– Tipo 3: busca por PERFORMANCE
– Tipo 4: busca por PROFUNDIDADE
– Tipo 5: busca por PRIVACIDADE
– Tipo 6: busca por PRECAUÇÃO
– Tipo 7: busca por PRAZER

Quando reconhecemos nosso funcionamento dentro do Eneagrama podemos ter acesso de como vivemos essa dinâmica em nosso dia a dia e ficamos com nossa consciência mais alerta às nossas próprias armadilhas e ciladas.

Os mecanismos de defesa nada mais são do que estratégias de proteção e defesa que o nosso inconsciente gera para nos opor ao que está acontecendo no mundo externo.
São as armas de defesa do EGO! É a nossa forma de nos proteger.

E aqui estão os mecanismos de defesa: 

• Eneatipo 8 – Negação = Não admite a Fraqueza. Nega a Raiva. Medo de abrir o Coração para não se Vulnerabilizar.

• Eneatipo 9 – Narcotização = A capacidade de Dissociar – Adormecer para os problemas.
Se Dopar para lidar com algo doloroso ou difícil demais. Amortecer os desconfortos.

• Eneatipo 1 – Formação Reativa = Oposição ou reação ao mau comportamento. Inflexibilidade.

• Eneatipo 2 – Repressão = A capacidade de reprimir as suas próprias necessidades em prol das necessidades dos outros.

• Eneatipo 3 – Identificação = O mecanismo de se identificar com um “falso eu”, com o personagem, com a máscara.

• Eneatipo 4 – Introjeção = O mecanismo de fugir “pra dentro” nos conflitos e problemas.

• Eneatipo 5 – Isolamento Emocional = Pouco ou nenhum afeto, sem carinho, sem toque. Congelamento do coração.

• Eneatipo 6 – Projeção = Projeta em outra pessoa algo de si que não gosta. Pensamento defensivo por medo.

• Eneatipo 7 – Racionalização = Racionaliza as emoções. Fuga da dor emocional. Sempre com uma explicação lógica.

O grande objetivo é estarmos atentos: alertas! Estarmos alertas quando os mecanismos armam e assim – de uma forma consciente – buscar reduzi-los!
Basta reduzir os mecanismos um pouco e a nossa evolução já tem o seu início!

Temos também as Fixações que são as crenças de cada Eneatipo. São os “filtros” da mente. São a nossa forma de ver o mundo! É a base do padrão do nosso comportamento.

Como nós nos comportamos de acordo com os nossos pensamentos (crenças), as Fixações acabam por nos cegar e assim faz com que as nossas atitudes sejam condizentes a estes padrões inconscientes e “alterados”.

Aqui temos as ciladas da mente! São elas:

• Eneatipo 8 – Objetificação / Vingança = Tornar tudo um objetivo material (as coisas, as ações, as emoções e as pessoas). Em níveis de desenvolvimento mais baixo, criar estratégias de se vingar.

• Eneatipo 9 – Ruminação / Indolência = O hábito de não pensar ativamente ou não se importar em pensar nas próprias prioridades. Ignorar e negligenciar a si mesmo, criando “ruminações mentais”, crenças e ideias relacionadas ao auto esquecimento. Neurose de acreditar que não é importante e não tem muito a oferecer. Não criar conflitos!

• Eneatipo 1 – Julgamento / Ressentimento = O hábito de julgar e criticar tudo e todos. Sentir-se ressentido quando algo não sai como você gostaria.
A crença de que tudo precisa ser perfeito, que tudo precisa ser corrigido, arrumado, reformado

• Eneatipo 2 – Adulação = O hábito de adular, bajular. Fazer para o outro em excesso. Fazer para o outro sem que o outro tenha pedido

• Eneatipo 3 – Auto-engano / Ilusão = O hábito de achar que está pronto, que sabe tudo, que não o que melhorar, que já é o melhor. Se ilude e se engana com relação ao autodesenvolvimento. Acredita que é o personagem de sucesso que criou.

• Eneatipo 4 – Fantasiar / Melancolia = O hábito de fantasiar a realidade, de fugir da realidade, de criar uma realidade que gostaria de viver. Sentir-se melancólico, dramático, vitimizado.

• Eneatipo 5 – Retenção / Economia / Escassez / Mesquinhez = O hábito de tornar tudo menor, mais econômico. Tende a minimizar as necessidades para economizar sua energia.

• Eneatipo 6 – Dúvida / Preocupação = O hábito de não agir por si só, há dúvida, medo, ansiedade e preocupação em todas as ações.

• Eneatipo 7 – Antecipação / Planejamento Positivo = O hábito de antecipar tudo e de acreditar que tudo vai dar certo.

Para sairmos dessa forma “alterada”, de uma forma bem simplificada, vou te ajudar com um “toque” naquilo que você precisa mais se ligar para que saia dessas armadilhas!!

Vamos começar com as dicas:

-eneatipo 1. A crença alterada de ter um olhar com facilidade de julgar e estar mais ressentido, faz com que eu me defenda com uma formação reativa, com raiva e indignação.

Dica: Aceite as coisas e as pessoas como são, aumente a flexibilidade (faça de um limão uma bela limonada) , esteja mais aberto à mudanças.

-eneatipo 2. Reprime as próprias necessidades em prol das necessidades dos outros. Isso o leva ao orgulho e soberba em não ser capaz de reconhecer o próprio sofrimento. Ajuda os outros e nega se ajudar. Se orgulha de si, tem dó dos outros e acaba querendo agradar demasiadamente.

Dica: Precisa desenvolver mais humildade para assumir suas carências, liberdade para se amar e sentir mais leveza.

-eneatipo 3. Se identifica com um “falso eu”, com o personagem, com uma máscara. Bem camaleão para ter o que deseja. Se adequa à imagem. Com isso a vaidade o torna muito egóico. Dá mais importância aos resultados, as aparências, e menos atenção à fonte espiritual e da essência.

Dica: Precisa desenvolver mais autenticidade, veracidade, honestidade nas emoções e olhar mais para dentro e desacelerar.

-eneatipo 4. Foge “para dentro” nos conflitos e desafios. Aciona a inveja, que nesse caso é o desejo de sentir-se mais importante, exclusivo, diferente, especial e ao mesmo tempo tem a sensação de que pode estar sempre faltando algo; de ainda poder constatar que tem algo melhor lá fora. Pode fantasiar demais, começar a criar demais e ver que ainda não é possível de acontecer ou realizar. Acaba sentindo melancolia e pode sentir-se dramático e vitimizado.

Dica: Precisa desenvolver mais equilíbrio e maturidade das emoções, mais disciplina e adequação de rotina, praticidade, ação.

-eneatipo 5. Como tem o hábito de estar sempre racionalizando exageradamente costuma ser mal compreendido por conta da contenção da expressão das suas emoções. acaba perdendo sua espontaneidade.

Dica: Precisa desenvolver mais a expressão dos seus anseios e interesses. Se abrir mais para interagir com a realidade de forma espontânea, libertando-se da postura contida. Ser mais assertivo através dos seus instintos, sentindo seu poder pessoal e a abundância que irá surgir.

-eneatipo 6. Projeta em outra pessoa algo de si que não gosta. O pensamento fica defensivo por medo. A ansiedade aumenta demais, pois tem o receio que coisas possam acontecer e que na verdade nem estão acontecendo. Vive preocupado e com apreensão no futuro. Suas dúvidas podem paralisar suas ações.

Dica: Precisa desenvolver mais coragem, confiança em si, fé, certeza na realidade e relaxar mais.

-eneatipo 7. Racionaliza suas emoções para fugir da dor emocional, de momentos que podem ser chatos ou que demorem longo prazo. Sempre busca uma explicação lógica com otimismo forte. Isso aumenta a Gula em se encher de experiências, para superar a sensação de vazio interior. Acaba antecipando tudo para buscar caminhos mais rápidos que levem ao prazer. Dificilmente está conectado com o Presente.

Dica: Precisa desenvolver mais: sobriedade, ponderação, introspecção, foco e temperança.

-eneatipo 8. Não admite fraquezas e nem exposições. Não abre o coração para não correr o risco de se vulnerabilizar. Isso o leva para a busca de controle, de intensidade, poder, imposição e quantidade (luxúria). Pode agir com uma sinceridade bem agressiva e ter um desejo de vingança.

Dica: Precisa desenvolver mais: inocência, empatia, gentileza e amabilidade.

-eneatipo 9. Adormece e se dissocia para não lidar com problemas. Acaba procrastinando decisões para evitar conflitos. Disfarça e deixa para depois e acaba protelando sua “falsa paz”. Com isso tem mais preguiça mental e desengajamento/inercia. Pode ter perda da vitalidade e da paixão.

Dica: Precisa se dar mais valor e aumentar sua autoestima. Aumentar seu dinamismo, confiança e agir com mais energia. Posicionamento!!!

E aí gostou das dicas?

Quando colocamos os movimentos do Eneagrama em prática, desenvolvemos rotas para agirmos com mais compaixão por nós mesmos e pelos outros e portanto agimos com PROATIVIDADE. Nós saímos daquele “quadrado”, do local que sempre estivemos e ainda estamos.

Reconhecer todos esses aspectos pode ser desconfortável e muitas vezes dolorido, mas vamos expandir. Assim como no exercício físico onde expandimos nossos músculos. Treinamos, treinamos e ganhamos mais capacidade e energia.

E com mais energia estamos atentos e presentes em como é fantástico ser e estar em nosso melhor!!!

Se interessou pelo assunto? Vamos fazer seu Estudo e descobrir como mudar as rotas e caminhos da sua vida!

Te espero,

Danìella Almêida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *