Quebrando os Curto-Circuitos entre Pais e filhos-  Autoconhecimento para adolescentes

Quebrando os Curto-Circuitos entre Pais e Filhos- Autoconhecimento para adolescentes

Sabemos que cada um possui seu tipo de personalidade e reconhecer o impacto dela em nós mesmos e nos outros é fundamental.

Nossa comunicação seja verbal ou não verbal, atitudes e comportamentos acabam ao longo de uma vida, se tornando muito automáticos e inconscientes e podem se tornar nossas maiores armadilhas.

Esse “viver no piloto automático” é o que acaba impedindo resultados diferenciados em todas as áreas de nossas vidas.

E como estamos nos referindo ao relacionamento entre pais e filhos, sabemos que o tempo de convívio pode aumentar a maturidade da família como também intensificar alguns curto- circuitos , pela falta de diálogo, frieza, falta de apreciação/admiração e distância.

Por isso que precisamos entender as motivações que estão por trás dos comportamentos de cada um. Quando entendemos como as outras pessoas funcionam, tornamo-nos muito mais eficazes em nossos relacionamentos.

Mesmo existindo discordâncias e diferenças , quando introduzimos o autoconhecimento em nossas vidas, existirá a vontade de ser entendido e de ser escutado em ambas as partes.

Não devemos confundir “tolerar as pessoas” com “tolerar seu comportamento”. Precisamos de seres dispostos dentro dos relacionamentos!!!

É por isso que venho realizando atendimentos em adolescentes, a fim de que aumentemos o nível da inteligência emocional e espiritual através da análise dos Mapas Numerológico, Astrológico Cabalístico e Eneagrama.

Através de 3 encontros, seu filho será levado a se autoconhecer , descobrir o porquê e o para quê que algumas sensações aparecem, descobrir sua correção de vida, suas potencialidades, suas fraquezas, suas motivações, seus mecanismos de defesa e vícios emocionais. E o melhor:

Aprender que existe uma rota, um norte para desenvolver comportamentos benéficos e proativos que levarão às suas maiores virtudes.

É indiscutível que para todo esse processo de ressignificação e de desenvolvimento humano se faz necessário o autoconhecimento, dando novo significado aos acontecimentos de sua vida, principalmente aqueles que se repetem de forma reativa e impedem um nível de consciência mais elevado.

Aqui faremos uma viagem muito agradável para introduzir conceitos do Ego e da Alma e incrementar o gosto em se conhecer!!!!!

Podemos dizer que seu filho(a) compreenderá o seu eu,  respeitará sua essência e reconhecerá aquilo que preciso melhorar. E da mesma forma, olhar para o outro com o olhar de compaixão, sabendo que toda pessoa se expressa de uma maneira diferente, reconhecendo que ela, assim como ele mesmo, tem pontos a serem explorados e melhorados.

Na prática, o Eneagrama irá demonstrar como pais e filhos se comportam no cotidiano, quais são as potencialidades de cada um e quais limitações presentes em seus traços estão atrapalhando a harmonia da relação.

Um pai ou uma mãe, ao descobrir seu tipo de personalidade no Eneagrama, tem consciência de como isso pode se tornar uma influência positiva ou negativa na vida de seu filho. E quando percebe em qual traço a criança está desenvolvendo, consegue perceber como seu filho olha e lida com a realidade em sua volta.

O eneagrama irá ajudar pais e filhos a compreenderem melhor a forma de funcionamento de cada um, sem qualificar como pior ou melhor, apenas reconhecendo que ali existem potencialidades, bem como limitações a serem superadas. Assim, surge uma relação forte, harmônica, amorosa e acolhedora.

O Eneagrama é a ferramenta certa para a criação desse ambiente. Ele irá ajudar pais e filhos a compreenderem melhor a forma de funcionamento de cada um, sem qualificar como pior ou melhor, apenas reconhecendo que ali existem potencialidades, bem como limitações a serem superadas. Assim, surge uma relação forte, harmônica, amorosa e acolhedora.

Tudo o que uma família precisa é estabelecer uma verdadeira conexão.

Nos próximos parágrafos, como exemplos, vamos observar os Tipos de Personalidade no Adulto Cuidador e na Criança.

Traço 1

São pais movidos pelo desejo de agir da maneira correta, tornam-se modelos de integridade, ética, disciplina e persistência.

Em um nível não saudável, podem querer controlar a criança para que ela não cometa erros e, por isso, acabam educando de maneira rígida e com cobranças.

As crianças com esse tipo tendem a ser responsáveis, disciplinadas e possuem um bom senso de certo e errado. Os desafios para elas é a inflexibilidade, a dificuldade de mudança, não saber lidar com erros e críticas

Traço 2

São pais movidos pelo desejo de cuidar com gentileza, dando carinho e atenção aos seus filhos.

Em um nível não saudável, podem atrapalhar o desenvolvimento da criança com excesso de cuidado e fazer com que elas se sintam manipuladas a agirem somente de maneira que não magoe seus pais.

As crianças com esse traço são prestativas, gentis, bondosas, carinhosas e possuem facilidade de demonstrar afeto.

O desafio está em se preocupar demais em agradar os outros, ser muito infantil e frágil emocionalmente.

Traço 3

São pais movidos pelo desejo de serem valorizados e reconhecidos e, por isso, incentivam e valorizam as capacidades de seus filhos.

Em um nível não saudável podem criar um ambiente competitivo em que a criança deve atingir suas altas expectativas.

As crianças com esse traço são habilidosas, carismáticas, comunicativas e competentes nas tarefas que lhe são atribuídas.

Seu desafio está em lidar com a competitividade, o exibicionismo e a constante busca pelo reconhecimento do outro.

Traço 4

São pais que inspiram seus filhos a expressar suas angústias, seus sentimentos, e se entregam para ajudá-las a lidar com as adversidades do mundo.

Em um nível não saudável, tendem a se fechar emocionalmente quando os filhos não atendem as suas expectativas, oscilam muito de humor, criando um ambiente instável.

As crianças com esse tipo de personalidade são sensíveis, conectadas de maneira profunda com o mundo, envolvem-se emocionalmente com tudo que fazem.

O desafio é lidar com uma sensibilidade em excesso, com oscilações de humor, com uma imaginação que faz inventar histórias e até perder a concentração.

Traço 5

São pais que inspiram seus filhos a serem independentes e incentivam seu processo de aprendizado.

Em um nível não saudável, podem criar um distanciamento emocional, impossibilitando que seus filhos expressem seus sentimentos com eles.

As crianças que desenvolveram esse tipo amam aprender, são bem observadoras, possuem um bom raciocínio lógico, são mais independentes emocionalmente.

Seu desafio está em criar laços com outras pessoas, desenvolver uma arrogância por se acharem mais inteligentes, se tornarem muito racionais e deixarem o emocional de lado.

Traço 6

São pais que inspiram seus filhos a encontrarem segurança, a confiarem neles mesmos. Comprometem a deixar com que seus filhos se sintam seguros.

Em um nível não saudável, podem ser controladores, desconfiados e vigiam seus filhos impondo regras e horários.

As crianças com esse tipo são leais nas suas amizades, comprometidas com o aprendizado, são astutas em seus questionamentos e prudentes e ponderadas em suas ações.

Seu desafio está em ter a autoconfiança necessária para explorar experiências que deseja e precisa, em controlar a ansiedade para não sofrer por antecipação e lidar com a rigidez no cumprimento das obrigações.

Traço 7

São pais que inspiram seus filhos a buscarem a felicidade e a satisfação, incentivando-os com otimismo a alcançarem o que almejam. Encorajam os filhos a experimentar o novo e a arriscar, focando naquilo que aprendem e em seguir em frente, e não nas dificuldades e derrotas que encontram pelo caminho.

Em um nível não saudável, podem negligenciar as dificuldades dos filhos por estarem sempre focando o lado positivo das situações.

As crianças com esse tipo são alegres, espontâneas, otimistas e sociáveis.

Seu desafio é controlar os momentos de descontração para não ser tomado como inconvenientes, ser focado em suas tarefas e ser paciente na satisfação de seus desejos.

Traço 8

São pais que inspiram seus filhos a lutarem por aquilo que acreditam e desejam. Estimulam seus filhos a serem corajosos e guerreiros para lidar com os desafios, não deixando que julgamentos abalem sua autoestima e autoconfiança.

Em um nível não saudável, podem ser impositivos e exigir que os filhos sejam aquilo que desejam.

As crianças com esse tipo são independentes e expressam suas vontades, lutam pelo que querem e são firmes em suas ações.

Seu desafio está em ser impaciente, explosivo, possessivo e possuir uma sinceridade agressiva.

Traço 9

São pais que inspiram seus filhos sendo um modelo de calma, paciência e vendo os vários lados de uma situação. Mostram aos filhos a importância de se adaptar em diversos contextos de vida, procurando um caminho pacífico e harmônico para lidar com seus conflitos.

Em um nível não saudável, podem adiar decisões e protelar no cuidado dos filhos quando algo difícil de enfrentar surge.

As crianças com esse tipo são calmas, pacientes e agradáveis para se conviver, são adaptáveis em situações diversas e sabem ceder para evitar conflitos.

Seu desafio está em ser lento e ter pouca energia para realizar tarefas, em ser passivo e não saber se impor quando encontra conflitos.

Você consegue perceber como ter esse olhar pode ser transformador na educação dos filhos?

Gostou do tema?  Que tal aumentar a conexão entre você e seu filho? Que tal termos mais compaixão e assim mais conexão?

Estamos aqui para isso, não é mesmo?? Para refinar e aperfeiçoar nossas áreas das emoções e alcançar nossa verdadeira liberdade e prosperidade pessoal.

Vamos desenvolver juntos esse presente para seu filho(a)!!!

Danìella Almêida

 

 

 

 

 

1 Comentário

  • Perfeito!!! Pais e filhos conectados para se sentirem adultos seguros!!! Identificando e melhorando toda família!!!! Excelente!!! 😘😘♥️♥️🌹🌹

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *