Como esvaziar sua lixeira mental?
Você sabe : Como esvaziar sua lixeira mental? Leia neste post como obter o poder da meditação.
Viemos ao mundo para observar, aprender e construir algo. Algo interno e externo.
Nossas obras tanto internas quanto externas, dependem de nossas transformações. E neste processo de transformação precisamos enxergar nossos lixos mentais.
Lixos acumulados em nossos pensamentos, lembranças, mágoas… que guardamos e assim impedimos que surjam novos espaços em nossa consciência para armazenar novos aprendizados.
Precisamos compreender que existe uma enorme distância entre a pessoa que somos e a pessoa que precisamos ser.
E precisamos também enxergar nosso lixo.
Devemos procurar em nós o desejo e a capacidade de mudar.
As pessoas podem nos revelar partes do nosso lixo, que bom!!! Devemos ser humildes para escutar o outro.
Mas sua revelação completa é um presente que vem apenas do Criador e para isso devemos pedir que nos mostre através de nosso mais sincero desejo para mudar.
Os kabalistas ensinam que somos capazes, conscientemente ou em nível de alma, de enxergarmos nosso eu aperfeiçoado.
Reconhecer nossas falhas no dia a dia é escutar o que devemos aperfeiçoar.
Através do estudo espiritual e da oração e é claro da aplicação dos dois, podemos entrar nesse processo de transformação…Podemos ativar nosso poder de ação e fazer nossa reforma interior.
Karen Berg diz em um de seus textos: ”Rezar para Deus é lindo e estudar Deus é o caminho da iluminação, mas ser como Deus é realmente Divino”.
Temos que ser. Agir e sentir.
Se sentirmos dificuldade de ser constantes, firmes, ou seja, se nossos pensamentos , palavras não forem condizentes com nossas atitudes, devemos pedir ajuda sim, para médicos psiquiatras, psicólogos…
Não devemos achar que somos fracos.
Muitas vezes só estamos impedidos de enxergar , e o que mais precisamos é de alguém que nos ajude a enxergar os lugares que necessitamos transformar.
Nosso ego mascara quem somos. Fecha as cortinas para nossa consciência.
Ir atrás de ajuda é compartilhar também um problema para alguém que terá a chance de compartilhar seus conhecimentos.
E quando admitimos que precisamos mudar , muitas vezes enxergamos que somos nós que precisamos compartilhar, cuidar, rezar pelos outros, dar e receber amor livremente.
Nosso lixo, na maioria das vezes, é o ficar apenas desejando para si, o que faz perder de vista o tamanho do mundo a sua volta e o Deus que espera por suas ações.
São vários os caminhos para começarmos a busca para o autoconhecimento…já falamos em um outro post sobre o mapa numerológico como um auxílio também nesse processo de olhar para si e achar nossos pontos a serem transformados.
Mas hoje aqui quero salientar que além desses caminhos podemos eliminar também nossos lixos através da meditação.
Seja qual for o método empregado e escolhido por você , a meditação feita todos os dias, mesmo que por pouquíssimos minutos irá fazer você voltar para si.
Como o intuito do blog é indicar sempre o que foi e o que é bom para minha vida, aqui vai uma dica: Pratique a meditação!!! Eu pratico nas aulas de yoga e também em casa.
Bom, quem quiser tentar optar pelo Yoga, aqui vai a dica da minha professora Vilma Mattos, do Cais Yoga que tem 46 anos de práticas de Hatha Yoga.
Ela diz:
“No caminho do Yoga o primeiro passo para atingirmos a Meditação é conseguirmos a Relaxação. E só relaxamos quando nos libertamos das tensões físicas, mentais e emocionais. Através das práticas corporais, respiratórias e relaxantes eliminamos as toxinas de todo o nosso corpo.
Na Meditação através do treinamento Yóguico vivemos um processo de Autopercepção e não de auto análise”.
Saliento aqui a importância da auto percepção, que significa você se percebendo no corpo, na mente e alma…despertando o poder de estar no agora.
E assim despertando também sua vontade de transformação para melhor, de dentro para fora.
Para quem não consegue ainda ter tempo ou está tentando aprender a meditar indico o livro“desligue”, da autora Suze Yalof Schwartz. Com ele você conhecerá diferentes técnicas e estilos de meditação, conquistando mais tranquilidade e alegria.
Esta autora descreve de maneira muito prática como fazer meditação no até no carro. Uma leitura muito gostosa.
A meditação libera as tensões que se acumulam em nossa mente, deixando-a limpa e clara.
O processo de meditação traz a mente para o presente, que é nossa única realidade para agir, fazendo com que controlemos nossos pensamentos desorganizados, sabotadores, amedrontadores….
Lembre-se: Toda ação só é possível no presente. E é no presente que somos donos de nós.
Este é o principal objetivo da meditação.
E umas das formas para se alcançar esses objetivo é ter um foco positivo: a respiração.
Ao se concentrar totalmente na inspiração e expiração, você poderá ver que todos os outros pensamentos sobre o mundo exterior desaparecem sozinhos, sem que tenha que preocupar-se em ignorá-los.
Toda vez que eles aparecem, redirecione a atenção para sua respiração.
Esses pensamentos que vão acumulando os lixos mentais e por consequência os lixos em nosso corpo. Temos a tendência de transportar nosso lixo emocional por anos.
No entanto, diferentes crenças e conceitos em nossa mente nos impedem de perceber a consciência de abundância infinita, que é uma parte de nós.
Quando a consciência é cultivada com a meditação, nós mergulhamos no oceano abundante de felicidade e experimentamos cada momento profundamente.
Você se vê de fora de um problema!!! Você vê que o pensamento não é você.
Mesmo depois de ganhar bastante experiência com a meditação, você vai descobrir que os pensamentos podem voar.
Você começa a pensar no trabalho, nas contas ou nas coisas que precisa resolver depois. Não importa!!!
Em vez disso, volte sutilmente o foco para a sensação da respiração no corpo e deixe os pensamentos irem embora naturalmente sem julgar o momento.
Pode ser difícil no começo, porém lembre: Faça apenas o que está fazendo.
Não julgue-se achando que não sabe ou que faz errado. Não importa, você já estará fazendo algo novo!!
Lembre-se do pensamento do filósofo Heráclito:
“O homem que volta ao mesmo rio, nem o rio é o mesmo rio, nem o homem é o mesmo homem”
E se você for usar 3 minutos, use para isso!!!! Use o foco para estar consigo mesmo. É isso!!
O importante é que com a prática você limpará seu campo energético, dará uma vida melhor para corpo e deixará a mente focada e equilibrada.
E quando a mente sair da sintonia ao longo do dia , reconheça o que está acontecendo, pare e lembre-se do momento em que esteve com você mesmo.
Você terá maiores conexões para fazer sua mente voltar para o presente, para o seu agora.
Crie o hábito correto, treine. Verá que o jeito que olhava para seus problemas e pensamentos, mudará. Eles serão menos importantes, irão diminuir…e o lixo vai ficar vazio aos poucos…
E você terá lugar para cada vez mais se autoconhecer.
Muita Luz, DanìellaAlmêida
Deixe um comentário