Auto-conhecimento
Em uma aula de filosofia sobre o livro “O Profeta” de Gibran Kahlil, a professora Lucia Helena Galvão, explana como o autoconhecimento é o diálogo consigo mesmo e tem as chaves para encontrar a sabedoria.
É uma maravilhosa viagem espiritual e foi escrito em inglês em 1923 e traduzido em 40 idiomas.
Considerado um mito, porque significa que está teatralizando fora, algo que está dentro do homem. Todos os mitos tem um único personagem que é o homem. Os secundários são os fatores psicológicos que o acompanham.
É um diálogo para o autoconhecimento.
Conhecer e dominar a si mesmo para permitir chegar à sabedoria. Ir para dentro de si e depois ir ao mundo para compartilhar, porque um homem vazio não tem nada para compartilhar.
Existir e ser, exige que você tenha consciência de si mesmo. Senão, você existe superficialmente ou existe como aquilo que não é.
Por exemplo: quando temos uma ansiedade, uma depressão, isso ocorre devido à uma ânsia pela mudança própria, uma angústia, uma fome… Uma fome da alma, em querer saber o que tem de destino e é aí que precisa encontrar o alimento.
Essa necessidade é que nos leva a procurar Deus. Encontrar o seu destino, ir atrás de coisas boas, começar a liberar a alma de coisas mundanas. Começamos assim, através do crescimento em busca de si mesmo.
Podemos até ter dúvidas quanto aos meios para se chegar à um objetivo, e é aceitável e natural, mas nunca devemos ter dúvida quanto aos fins.
Ter certeza que vai chegar é fundamental.
Segundo a professora Lúcia Helena Galvão, devemos fazer essa caminhada :
Com vontade(certeza) +
Perseverança (fazer sempre) +
Constância (lembrar sempre o porquê está fazendo isso).
Fazer isso de forma compassada. Precisamos de treino!!!
Aqui não há espaço para a preguiça.
Treino com Vontade , que é totalmente diferente de “fazer força para tal”, pois aquele que faz força, é esforçado e assim se arrasta, se cansa. Desiste.
Na Vontade há motivação. E você precisa saber seus desejos, ser curioso, conhecer tudo dentro de você!!!
Tendo a certeza que se conhece, saberá assim que pode dominar a si próprio , dominar seus pensamentos e conquistar o que quiser.
A vontade aliada à fé te dará uma enorme força irradiante para obras duradouras.
Sobre a Vontade a professora Lucia, adverte outro fator :
“Cuidado!!! A empolgação é bem diferente de motivação!!! A empolgação é formada por ciclos. Ciclos altos de empolgação vem… e quando vão embora deixam apatias, o interesse nem mesmo permanece. Passa e vai embora”.
Na vontade, há sempre um caminho para se chegar, um rastro para deixar, ir em frente e construir algo.
Só assim terá entusiasmo, para construir algo, deixar uma marca de Luz na Terra. Entusiasmo é uma admiração, um arrebatamento, uma explosão de alegria.
Com relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego “enthousiasmos” que significa “ter um Deus interior” ou “estar possuído por Deus”.
Aqui quando falamos de alegria, precisamos entender que devemos ir atrás dela, cultivá-la e manter a felicidade mesmo nas adversidades é uma forma de não perdermos esses sentimentos.
Mas é difícil… não é mesmo?
Para manter a felicidade podemos lembrar de Epicteto, filósofo estoico romano: a felicidade é gerada a cada momento em nossas ações. Cada um exercendo seu papel no mundo e fazendo sentido à sua vida.
Ir atrás da sabedoria, é darmos um sentido para a nossa vida. Aí sim a felicidade se mantém constante em nós, mesmo com uma dor…
Falo aqui de felicidade e alegria, brevemente, pois em um outro post abordarei melhor o assunto.
Mas saliento aqui, que a base para mantermos e alcançarmos estes sentimentos são o Autoconhecimento.
Com o Autoconhecimento mais desenvolvido podemos perceber se estamos atentos, presentes, agradecidos… conscientes de quem somos e do que precisamos ser por nós mesmos.
Alguns filósofos diziam que precisamos aceitar as coisas como são, sermos resilientes nas situações.
Fazer isso é ter consciência do caminho do meio, como assim falou Buda, entender que é através do equilíbrio que encontramos a chave para tudo.
Portanto devemos nos conhecer… para poder praticar esse equilíbrio!
Ter fé e saber que Deus irá trazer tudo o que você necessita, somente se você estiver conectado com a energia correta vibracional para se unir a Dele!!
Você faz os milagres (transformações) acontecerem em sua vida.
Bem estar, paz, somos nós que encontramos em si mesmos.
Muita Luz, Danìella Almêida
Deixe um comentário